Se você gosta de matemática estatística e financeira, uma carreira com muito campo de trabalho é a do profissional de ciências atuariais. É ele quem faz os cálculos para elaborar planos de seguro ou de previdência, além de outras operações financeiras que envolvam risco.
O país começou a precisar mais desse profissional quando as empresas brasileiras se tornaram grandes investidoras no mercado nacional e internacional.
Para investir, é importante analisar os riscos, e é aí que entra em ação o atuário. Ele avalia dados, probabilidades e prevê cenários futuros.
O espaço de atuação do cientista atuarial também tem crescido porque a expectativa de vida do brasileiro aumentou e o mercado de planos de saúde, seguros e previdência privada tem gerado muito emprego. Em geral, os atuários já saem da universidade com uma possibilidade de trabalho garantida.
O cientista atuarial pode trabalhar em qualquer organização privada ou pública em que a gestão de riscos tenha um papel importante, como por exemplo: seguradoras, fundos de pensão, bancos, consultorias, auditorias, empresas de financiamento e entidades de previdência.
Ele pode também atuar junto a contadores e economistas fazendo gestão e o balanço patrimonial das empresas, e ainda dar aulas e fazer pesquisa acadêmica.
O curso de graduação dura 4 anos. No Brasil, existem 18 universidades que oferecem o bacharelado.
Mas, é importante saber que para trabalhar nesta área não basta só o diploma, é você vai precisar de um registro expedido pelo Instituto Brasileiro de Atuária. Para consegui-lo, os candidatos devem acertar 50% das questões do exame de suficiência do IBA e pagar uma taxa de anuidade.
0 comentários:
Postar um comentário